sexta-feira, 13 de março de 2009

Você sabe o que é “social media”?

Em meio aos debates e a pasmaceira global sobre a crise econômica mundial, um novo fenômeno de comunicação chegou, se instalou e corre solto em diversas comunidades-chave de formadores de opinião anônimos. Quando não estão falando de demissões e perdas financeiras, as grandes corporações do mundo voltam suas atenções para nomes e ferramentas como Facebook, Twitter, Orkut, Flickr, Plaxo, Linkedin e milhares de blogs, fotoblogs, blogsferas e até o Wikipedia. (...)

Nestes mundos, comentários, dicas e discussões sobre marcas e produtos se propagam com a velocidade da luz , e podem construir ou destruir reputações corporativas em questão de minutos. As empresas que já descobriram este poder, principalmente nos Estados Unidos, estão se infiltrando nesta intrincada rede para fazerem sua defesa ou armarem rápidos contra-ataques. (...)
A grande discussão nos meios de comunicação norte-americanos, neste momento, é sobre a “paternidade” desta atuação das empresas na “social media”. No entanto – mais uma notícia ruim para o RP e a comunicação empresarial – está claro que a publicidade saltou na frente no uso destas ferramentas. Mesmo no Brasil, muitas agências de propaganda ou digitais já rastreiam e atuam nestes fóruns digitais. (...)

Mas está claro que a “social media” é a ponta do iceberg, o início de uma nova era de comunicação digital, onde conteúdo e mensagens serão postados, trocados e debatidos em segundos, provocando um turbilhão de ações e reações frenéticas. O objetivo final é a transparência e a transferência do poder de gerar conteúdo dos tradicionais veículos de comunicação para o cidadão comum. Para nós, comunicadores empresariais,fica a ameaça célebre: decifra-me ou devoro-te.

Fonte: http://www.jornaldacomunicacaocorporativa.com.br/

0 comentários: