sábado, 29 de janeiro de 2011

A Comunicação e as Estrelas

Queridos amigos, não sei se este é o espaço correto para esta postagem. Talvez o correto fosse utilizar outras ferramentas das redes sociais, mas como ainda não sou muito hábil com isso, vou tentar por aqui mesmo.

Hoje de manhã, num daqueles dias lindos aqui em Juiz de fora, cidade onde resido atualmente, fui ao centro da cidade, mais especificamente à Rua Halfeld. É um lugar super bacana, de concentração de pessoas que passam despreocupadas pela manhã de sábado ensolarado. Percebi que nas bancas de jornal, as pessoas paravam para ver a nova capa da revista VEJA. Cá pra nós, um produto bastante suspeito, pra não dizer outra coisa; mas tudo bem! Chego em casa na hora do almoço, ligo a tv instintivamente sem perceber qual canal estava sintonizado e deparo-me com o programa “Estrelas” ancorado pela Angélica, esposa de Luciano Huck, personagens de capa da tal revista VEJA. No programa Estrelas, um Chef de sobrenome francês, apresenta pratos à base de crustáceos e outras iguarias mediterrâneas ... tudo em inglês com direito a etiqueta e bons modos. Lagostas de mais um 1kg não faltavam na receita, tudo do melhor! Ah, já ia me esquecendo, que, para compor o ambiente o programa foi gravado em Miami, bem ao estilo “New Rich.”

Vocês podem se perguntar: o que o Marco quer dizer com toda essa história? Nada, Respondo! Apenas algumas reflexões sobre a comunicação. Afinal, Para quem? As pessoas que paravam em frente às bancas de jornal para admirar a capa com Luciano Huck e Angélica seguida da frase: “A reinvenção do bom- mocismo” também devem compor o Target do programa Estrelas? Mas este público é consumidor de lagostas? Eles viajam para Miami e freqüentam restaurantes com Chefs internacionais? Então pergunto: Por que? Prefiro deixar por ultimo essa resposta, porque acredito caber a cada um de nós uma análise reflexiva. Então vamos partir para o: Como?como a magia dos meios de comunicação nos faz acreditar que tudo é possível, que somos parte de mundos tão diferentes do nosso e que aquele distante é tão próximo. A comunicação é isso, magia, encantamento!


Então volto ao ponto de partida. A comunicação é tudo. Segundo Paulo Nassar, no seu livro onde ele aponta a importância de todos os elementos na construção da imagem – seja de um produto, de uma empresa ou de uma personalidade. Tudo é Comunicação! Daí queridos amigos, longe de mim ser cruel ou querer escrever artigos contra uma pessoa ou outra. Desde o inicio o objetivo foi tratar do papel da comunicação ou chama-los para uma reflexão.
Vejamos agora então o: Por que? A comunicação é importante para construção de ídolos e de heróis. Ha muito tempo somos carentes deles, e as ferramentas de comunicação estão sendo trabalhadas hoje para nos suprir disso. Elas estão ai! Elas são importantes porque nos transforma em seres melhores ... para tudo! Amigos, estou sendo cínico e mentiroso ao escrever essa ultima parte. Acho melhor lerem o link abaixo para a tal reflexão que os convidei:

http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/a-exploracao-da-tragedia-o-caso-huck

É uma pena que muitas vezes o que veio para ser bom acaba sendo ruim, o que é pra todos beneficia poucos e o que parece ser herói é na verdade um algoz.

Abraços,
Marco

0 comentários: