terça-feira, 28 de setembro de 2010

Campo das Vertentes ganha cooperativa de produtores agrícolas

Produtores da região de Alfredo Vasconcelos, na região do Campo das Vertentes, em Minas Gerais, acabam de criar a Cooperativa dos Agricultores de Alfredo Vasconcelos (Cooprav). A iniciativa já nasce com a adesão de 41 produtores conveniados e tem por objetivo fomentar o comércio junto a atacadistas e consumidores finais.

Além do Sebrae-MG, que ajudou no processo de organização dos trabalhos de sua montagem, a Cooprav conta ainda com o apoio da Prefeitura de Alfredo Vasconcelos, Câmara Municipal, Sindicato Rural, Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG). No dia 10 de setembro foi realizado o 1º Encontro de Negócios da Cooprav, Com organização da Ello Comunicação, Marketing & Eventos, o objetivo foi divulgar a proposta para novos associados. O eventos contou com ampla cobertura da imprensa local e nacional.

Segundo o presidente da cooperativa, Leandro Rodrigues, a Cooprav nasce do desejo de criar oportunidades para que o produtor continue no campo tendo o seu trabalho valorizado. “A Cooprav terá um papel articulador e de prestadora de serviços para o fomento e racionalização das atividades agropecuárias na região. Nosso intuito é de promover o associado e de favorecer a melhor qualidade do produto na mesa do consumidor final”, argumenta.

Em sua estruturação, será possível receber a produção do associado, classificar, beneficiar, rebeneficiar, padronizar, armazenar, industrializar e comercializar, abastecendo o mercado da região com a produção local. Inicialmente, o principal produto comercializado pela Cooprav são morangos selecionados A e B; além de morangos congelados em pacotes de 500g, 2kg e 5kg. Atualmente, a produção de morangos na região de Alfredo Vasconcelos gera mais de R$11 milhões por ano.

0 comentários: