domingo, 28 de junho de 2009

Criatividade e Inovação

Conversando recentemente com um amigo sobre tecnologia, acabei por tirar um sarro, pois ele não se interessa muito por esse assunto. Não que seja um alienado, mas não gosta de experimentar tudo que aparece na rede. Brinquei: - Daqui a alguns anos você vai virar para os seus netos e dizer que só sabe usar o e-mail, mas não está nem um pouco por dentro desse negócio de teletransporte.
Para completar, ainda vai tentar tirar uma onda: - Você já viu o meu perfil no Orkut? Todos vão rir, pois isso vai está em um passado tão distante quanto a invenção do telefone.

Com a velocidade em que as coisas estão mudando atualmente, o diálogo acima tem de tudo para se tornar realidade para todos aqueles que não buscam a INOVAÇÃO.

No editorial da revista Harvard Business Review, de agosto de 2004, Ricardo Zisis faz uma importante observação sobre a questão, que mesmo depois de cinco anos continua atual, "uma coisa coisa é a CRIATIVIDADE individual, outra é a criatividade corporativa. Outra bem diferente é gerar riqueza a partir dessa criatividade."

Essa reflexão se torna fundamental em nossos tempos, pois a inovação e a criatividade são importantes para uma diferenciação em relação à concorrência. Mas quando achamos que a questão se encerra, Isis ainda completa, "Não basta ser inventivo: é preciso canalizar o talento criativo para que seja instrumental na geração de valor. Ou, mais diretamente, muitas vezes faltam processos adequados no interior da empresa."

Em um mundo repleto de informação como o nosso, criar conhecimento não é tarefa fácil, gerar valor, um desafio. E você e a sua empresa o que têm feito para buscar inovação e criatividade?

Neste vídeo Waldez Ludwig também debate o assunto.



0 comentários: