sábado, 13 de fevereiro de 2010

Os fundamento dos títulos e subtítulos no texto para web

Títulos e subtítulos dos  textos online têm uma função muito importante, eles devem ser capazes de resumir o máximo de informação em poucas palavras. Essa é uma diferença crucial em relação aos veículos impressos, que geralmente têm os títulos como teasers, ou seja, chamadas que aguçam a curiosidade do leitor, mas não passam a informação.
No vídeo que segue abaixo (em inglês)Rocky Lewis, uma profissional americana com longa experiência em textos para diferentes plataformas, explica que o erro mais praticado por quem escreve para web está nos títulos.


Quando um webwritter escreve, ele deve facilitar ao máximo a leitura e produzir um texto escaneável. Tudo isso porque mais de 76% das pessoas que leem pela Internet apenas passam o olho na informação.
Vou usar aqui um exemplo de um jornal da minha cidade. A matéria foi praticamente copiada da versão impressa. Para quem lê pela  Internet fica muito cansativo. O título informa pouco e o texto segue sem subtítulos e quebras. Uma pena, porque a matéria é boa.

Gosto muito da maneira como a folha online posta os textos. Geralmente os parágrafos são curtos e um subtítulo divide a matéria.

E como o texto para web precisa ser curto, é melhor ficar por aqui!

0 comentários: