Internet pra eles e pra elas
Você sabe com quem está falando?Em um artigo intitulado A Comunicação Mediada Sob a Ótica dos Gêneros: Percepção e Preferências no Ambiente Online, Renata Baldanza, Nelsio de Abreu e Alcides de Araújo divulgam uma pesquisa na qual ressaltam as diferentes escolhas de homens e mulheres na internet. E chegam a conclusão de que quando usuários navegam pelo ciberespaço, entre páginas de relacionamentos, redes sociais, etc. esperam que a comunicação online supra suas necessidades e respeite suas especificidades cognitivas, biológicas e subjetivas.
Essa reflexão deve ser levada em conta principalmente pelos profissionais responsáveis pela criação de portais e sites, pois o conhecimento das particularidades de percepções, desejos e opiniões de homens e mulheres podem direcionar de forma mais eficaz a comunicação.
A pesquisa realizada mostra que quando as pessoas são questionadas sobre o foco dos sites, a maioria (60,4%) tem a percepção de que são voltados para ambos os sexos. Entretanto um grande volume de respondentes (36,8%) afirma não perceber nenhum enfoque. Portanto, das respostas consideradas válidas, cerca de 97,2 % dos pesquisados detectam que não há nenhum tipo de direcionamento. Isso pode demonstrar que, de maneira geral, ou os sites realmente ainda não trabalham efetivamente sua comunicação direcionada ao gênero de seu público-alvo, ou que possíveis direcionamentos ainda estão frágeis à percepção dos usuários.
Características marcantes de cada gênero:
- Mulheres percebem mais detalhes, por isso campanhas devem ser mais motivacionais e com mais detalhes;
- Informações para os homens precisam ser necessariamente mais condensadas. Quando se trata de propaganda, os homens tendem à simplicidade na abordagem, que lhes permita perceber e registrar.
- Homens se embaraçam nos sites com diversas imagens e dispersam sua atenção.
- Mulheres não se conformam com ausência de ícones que facilitem a usabilidade da internet.
- A primeira coisa que homens e mulheres olham é a página em geral e logo em seguida passam para outra. Apenas 1% afirmou olhar primeiro as imagens coloridas;
- Mulheres são mais exigentes em relação aos elementos contidos na página;
- Mulheres são melhores para segmentar cores, tanto de links quanto dos fundos;
- Homens separam melhor tipos de letras e detalhes de informação e imagem.
0 comentários:
Postar um comentário