domingo, 30 de agosto de 2009

O que os executivos pensam a respeito das mídias sociais nas empresas

O blog a Quinta Onda, escrito por Mauro Seguro, líder de Marketing e Comunicação da IBM Brasil, levantou uma questão interessante sobre como os executivos veem as mídias sociais. Leia:

Um whitepaper chamado “Social Media: Embracing the Opportunities, Averting the Risks” acaba de ser publicado nos EUA. O reporte foi produzido pela Russel Herder e pelo Ethos Business Law, a partir de 438 entrevistas online realizadas em julho deste ano com executivos de empresas dos EUA.

Os dados mais surpreendentes aparecem logo no sumário executivo do documento. É dito que 8 em 10 executivos estão preocupados com os riscos de segurança e de danos à reputação da empresa que a mídia social pode causar. Apenas 1/3 dos entrevistados dizem ter implementado políticas de mídia social.

O relatório também evidencia uma grande preocupação dos executivos com a produtividade dos funcionários. Ironicamente, apesar de todo esse "medo", os mesmos executivos declararam que as redes sociais são importantes para melhorar a comunicação da empresa, interna e externa, para a construção da imagem e reputação da marca, e para melhorar o relacionamento da empresa com os clientes. Também falam em benefícios para o moral interno dos funcionários. Enfim, a maioria dos executivos parece reconhecer benefícios nas redes sociais.

Foi bom constatar que 72% dos executivos visitam sites de mídia social pelo menos uma vez por semana, mas a má notícia é que a maioria age de maneira reativa, com maior foco em saber o que os clientes estão falando a respeito da empresa ou monitorar a concorrência. O relatório dá mais detalhes a respeito.

Agora olha a surpresa: 40% das companhias pesquisadas bloqueiam o acesso de seus funcionários às redes sociais. Eu sinceramente esperava um número mais a favor das mídias sociais.

E um susto: apenas 13% dos executivos pesquisados disseram que seus planos de comunicação para crises incluem as redes sociais. Achei incrível esse dado. Tenho a impressão que as empresas estão despreparadas para crises no mundo atual.

Enfim, vale a pena ler todo o relatório. Não preciso ficar aqui resumindo o que documento mostra.

De tudo que é dito no white paper, tem uma coisa que me incomodou muito. É a velha questão de que as mídias sociais causam dispersão e distração na força de trabalho. Como venho dizendo em posts anteriores, acho isso uma balela. Minha experiência pessoal mostra exatamente o contrário. Mas não sou só eu que afirmo isso. Já publiquei um post anterior a respeito de um estudo que comprova que o acesso aumenta a produtividade. Acesse AQUI.

O documento também lista 10 importantes elementos para uma boa política de mídia social nas empresas. É um valioso material. Nesta questão eu aproveito para compartilhar o IBM Social Computing Guidelines da IBM, que pode ser um boa referência de estudo.

0 comentários: