quarta-feira, 11 de março de 2009

O valor do exemplo

Sérgio Malta, diretor-superintendente do Sebrae-RJ

Estamos em plena semana que marca a luta internacional das mulheres. Desde domingo, elas estão sendo homenageaaso e, mais que isso, se apoiando na data para avançar. O presidente Lula anunciou, durante o Seminário “Mais Mulheres no Poder”, que transformará a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, comandada por Nilcéia Freire, em ministério, o que facilitará as políticas de redução das diferenças de gênero. Algumas delas já contam com a parceria do Sebrae e do governo Sérgio Cabral, como o Programa Rio Trabalho e Empreendedorismo da Mulher, que cria ambiente favorável para o empreendedorismo feminino.

Aliás, no campo do empreendedorismo, o avanço tem sido grande. Segundo pesquisa GEM (Global Entrepreneurship Monitor), de 2007, pela primeira vez, o nível de empreendedorismo delas ultrapassou o dos homens. Em 2001, eles representavam 71% contra 29% das mulheres. Já em 2007, as brasileiras representavam 52% dos empreendedores adultos no Brasil.Diante desse crescimento, histórias de empresárias inovadoras e bem-sucedidas não faltam. Para reconhecer essas iniciativas e compartilhá-las é realizado anualmente o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios.

As etapas estaduais já ocorreram e, no dia 7 de abril, serão conhecidas as vencedoras da etapa nacional . Independentemente do resultado, o Rio se destaca: pelo terceiro ano, foi o estado que registrou o maior número de inscrições – cerca de 500 —, o que o coloca como espécie de berço de bons exemplos de empreendedoras. As histórias, inspiradoras, não podiam se perder. Por isso, criaremos o Guia das Empreendedoras Fluminenses, reunindo esses casos. Um exemplo não só para novas gerações de mulheres, mas para todos os que pensam em desenvolver seu espírito empreendedor.

Fonte: http://odia.terra.com.br

0 comentários: